Cronograma capilar

Cronograma capilar

Oi lindas, tudo bem?

Hoje vou falar um pouco sobre cronograma capilar: o que é, porque resolvi fazer, como funciona e os produtos que serão utilizados.

O que é um cronograma capilar?

Cronograma capilar é uma agenda que organiza o cuidado com seus cabelos, de acordo com sua necessidade. Tem como objetivo nutrir, reconstruir e  melhorar os aspectos do cabelo, como o brilho e maciez.

 Porque resolvi fazer?

Perdemos muitos nutrientes do cabelo durante o dia a dia, devido á exposição ao sol, uso de processos químicos, uso excessivo de chapinha (meu caso), e por aí vai… Por conta disso resolvi montar meu cronograma, pois para ter um cabelo bonito e saudável tratamentos são indispensáveis.

Como funciona?

O cronograma é montado com base no tipo de cabelo, e a necessidade do mesmo. Os tratamentos são feitos na maioria das vezes 3 vezes por semana, sendo intercalados em 48hs.

Ele é dividido em 3 tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cabelos danificados optam por reconstrução em média 2 vezes por semana.

Cabelos pouco danificados utilizam mais tratamentos de nutrição, porém se o cabelo for muito oleoso é aconselhável diminuir a quantidade de tratamento de nutrição, pois o mesmo é feito com máscaras  que tem como base óleos, e isso pode aumentar consideravelmente a oleosidade o cabelo.

Cabelos saudáveis utilizam em maior quantidade o tratamento de hidratação, e utiliza poucas vezes ou nenhuma o tratamento de reconstrução.

vintage-wallpaper-patern-pink“Esse é o meu cronograma capilar, feito com base em minhas necessidades… Meu cabelo é misto, e está muito danificado por conta de progressivas, escovas e chapinhas.”

 

Quais produtos vou utilizar?

Shampoo anti-resíduos: tem capacidade de limpeza superior aos shampoos convencionais, por isso é capaz de retirar os resíduos encrustados no couro cabeludo e oleosidade, porém só deve ser utilizado uma vez na semana pois usado várias vezes na semana, retira a oleosidade natural do cabelo, o que acaba o deixando ressecado e quebradiço. Só utilize quando estiver com o cabelo bastante oleoso ou em caso de caspa.

Shampoo cremoso: é aquele shampoo de consistência cremosa, ele é indicado para cabelos com química e possui forte ação hidratante.

Máscara de hidratação: tem com função repor a umidade dos fios, proporcionando maciez e suavidade aos cabelos. É um tratamento indispensável para os cabelos, elas são compostas por extratos de plantas e frutas, silicones, vitaminas, mel e açucares.

Máscara de nutrição: é utilizada para repor a oleosidade dos fios, pois é importante para manter os cabelos alinhados e saudáveis. As máscaras são compostas de óleos vegetais, manteigas vegetais, ceramidas, tutano vegetal ou animal.

Máscara reconstrutiva: tem como objetivo fortalecer os fios, repondo a massa, proteínas e aminoácidos, que são perdidos naturalmente ou em processos químicos. Elas possuem em sua composição queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteínas hidrolisadas e aminoácidos.

Com base nos produtos citados você também pode está montando seu cronograma. Estarei postando em breve receitas de máscaras caseiras e como utilizar… Beijos!

Anúncios

2 comentários sobre “Cronograma capilar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s